COMO FAZER GESTÃO DE FROTA EFICIENTE

Para que sua empresa tenha saúde financeira, é preciso que a gestão da frota seja muito eficiente. Esse controle envolve uma série de controles de segurança, qualidade, serviços e aperfeiçoamento dos processos. Esse é o maior desafio dos gestores, ter uma frota eficiente e ao mesmo tempo lucrativa. 

Veja abaixo 5 passos para você aprimorar os processos da frota: 

1. Conheça os veículos e gastos com combustível e manutenção

Tenha sempre a lista de veículos que você possui. Desta forma você terá controle total sobre seu patrimônio e os déficits de cada um. Por exemplo, se você possui um veículo mais antigo 1.0 está gastando mais combustível que um novo 1.4, pode-se analisar a possibilidade da troca para ter mais eficiência e rentabilidade. Mas para isso, é necessário ter tudo organizado para fazer essa cruza de dados. 

2. Mantenha em dia a manutenção preventiva​​

Outro dado importante é a manutenção preventiva. Tenha organizado quais veículos irão para a manutenção e que não falte para realizar os trabalhos do dia. Economizar na prevenção pode levar a um prejuízo enorme tanto para a imagem da empresa quanto para a vida dos funcionários.

3. Crie relatórios dos gastos mensais

Tenha no processo planilhas de gastos de combustíveis por veículo e custo de manutenção. Estabelecendo a média de consumo e também o número de manutenção, você entende melhor o custo que cada veículo tem para o seu negócio. 

4. Treinamento de motoristas 

Realize periodicamente treinamentos com os motoristas da empresa. Oriente sobre direção defensiva, limites, quantidades de horas que devem dirigir e descanso. 

5. Use softwares para melhorar a gestão de frotas

Para ter melhor aproveitamento dos dados é interessante usar um software para aprimorar o tempo de entrada e saída dos motoristas. Além disso, pode-se investir em equipamentos que controlam o tacógrafo (no caso dos caminhões), eles alertam sobre a necessidade de parada para descanso e, também, controlam a rota percorrida pelo motorista.. Ao fazer a gestão de frotas da maneira correta, é possível melhorar a produtividade dos motoristas, garantir a segurança dos veículos e reduzir os gastos.

NOTÍCIAS RECENTES

Top