Desafios da logística do e-commerce

O comércio teve que se adequar rapidamente em 2020. Com os decretos estaduais e o isolamento social, as lojas físicas ficaram vazias. Para não perder ainda mais o faturamento, esses empresários, que ainda não tinham presença online, tiveram que montar uma estrutura com redes sociais e sites.

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, ABComm, foram abertas mais de 150 mil lojas virtuais e mais de 6 milhões de brasileiros fizeram sua 1ª compra online no primeiro semestre de 2020.

É um processo complexo que demanda vários profissionais e investimento, porém essa adequação é extremamente necessária no nosso atual cenário. Mas como ganhar espaço em um ambiente tão competitivo? Esse é o questionamento de muitas empresas que por muitas vezes não sabem nem por onde começar. O desafio já começa no questionamento sobre a logística e prazo de entrega. Como fazer?

Dificuldades na logística

O primeiro passo é buscar uma transportadora que ofereça logística nas regiões que você atenda. Transparência e cuidado no deslocamento são fundamentais para que você se sinta seguro e o cliente também. Uma forma simples de obter isso é conversando com o comercial da empresa sobre suas necessidades e medos, certamente ele irá auxiliar em todo o processo e ajustar suas demandas, conforme a solicitação.

Rastreamento

Outro medo é sobre o rastreamento. Sabemos da ansiedade que o cliente tem após efetuar a compra em querer receber logo sua mercadoria. A possibilidade de poder acompanhar em tempo real, através de um site, gera muito mais segurança para seus clientes e evita que seu canal de comunicação para venda tenha muitos pedidos sobre o rastreamento. Em uma plataforma você consegue integrar todas as informações disponibilizadas pela transportadora e garantir transparência para os seus clientes.

Falhas na comunicação

Para que tanto a transportadora quanto a sua empresa possam prestar um ótimo serviço, é preciso que a comunicação de ambos seja clara. Alguns erros comuns que podem acontecer:

– Dificuldades com o fechamento da transação financeira, principalmente quando do uso do boleto bancário, mas também do cartão de crédito;

– Dificuldades em conseguir informações sobre o status do pedido;

– Erros na transcrição das informações de endereçamento, envolvendo cidade, CEP, e nome do destinatário.

– Indisponibilidade de produtos;

– Erros de picking.

Para que isso não ocorra, é dever das partes a manutenção das informações.

Segurança das entregas

A experiência do usuário é fundamental para que ele se torne fiel à sua marca. E a logística é parte importante disto. Você sabia que, ao contratar uma transportadora, se a carga for extraviada ou danificada é previsto o ressarcimento para o cliente, através de um seguro embutido no contrato? Isso mesmo, por isso é tão necessário buscar empresas sérias que possam auxiliar em todos os problemas que surgirem no percurso.

Logística Reversa

E se o cliente pedir para fazer a troca do produto? Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), as compras realizadas pela internet garantem ao cliente o direito de arrependimento ou devolução do produto dentro de um prazo pré-determinado. Então sua empresa precisa estar preparada para essa situação. A maioria das transportados prestam esse serviço de troca de mercadorias e você não precisa se preocupar.

Como podemos ver é um trabalho complexo que exige muita comunicação e seriedade no desenvolvimento dos serviços. A Reunidas busca sempre avaliar as necessidades dos seus clientes para obter o sucesso nas entregas. É comum o medo desta logística toda, mas com bons profissionais, que possam auxiliar a sua empresa neste novo desafio a jornada será bem mais fácil.

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