Importância da Direção Defensiva

Todos motoristas, sejam profissionais ou não, estão expostos a situações de risco constantemente. A direção defensiva, também conhecida como “direção segura” pode evitar acidentes, preservar o seu patrimônio e conservar sua vida. É a maneira do motorista dirigir de uma forma a evitar incidente ou acidente, independente da ação de outros que utilizam a mesma via. Prezar pela segurança é a máxima da segurança defensiva. Algumas atitudes como ultrapassagens perigosas, passar o sinal vermelho, não usar a sinalização contribuem para colocar o condutor, passageiros e outras pessoas que circulam pela via em situação de risco.

Estar sempre atento e respeitar as sinalizações é fundamental para evitar acidentes e, inclusive, evitar infrações e perda de pontos na carteira. Para isso, é necessário que o motorista esteja descansado de forma tranquila antes da viagem, não cumprindo outras funções que possam vir a ocasionar excesso de fadiga durante a sua jornada. O coordenador de tráfego da Reunidas, José Lauro Carneiro, salienta que é preciso atenção total na direção para não ocasionar perda material e nem humana. “Os motoristas da Reunidas são instruídos a dirigir de forma defensiva. Sempre é efetuado treinamento com motorista instrutor”, afirma Carneiro.

Outro ponto que deve se ter atenção, é conhecer o funcionamento do seu veículo e fazer a manutenção preventiva cuidando dos pneus, cintos de segurança, sistema de iluminação, freios, e demais componentes para que estejam funcionando corretamente e em boas condições de uso.

NOTÍCIAS RECENTES

Top