Sazonalidade Logística: 5 dicas para se preparar para o período

Mais um fim de ano chegou! E com ele o período mais movimentado na produção e comercialização de produtos e serviços dos mais variados setores. O transporte de cargas, em especial, está diretamente e indiretamente ligado a maioria deles. Nosso serviços e período de sazonalidade logística depende da movimentação de indústrias e comércios. Por isso, nos preparamos para esses esforços, de acordo com as demandas exigidas por essas empresas.

O transporte possui papel fundamental na estratégia adotada por essas empresas e, normalmente, o período de sazonalidade começa um pouco antes. A Reunidas Cargas, por exemplo, oferece serviço de carga fracionada, o que significa que nossos caminhões transportam desde a matéria-prima para produções, até o produto pronto para o consumidor final. Por este motivo, nossos planejamento e estratégia logística muitas vezes acompanha o calendário das indústrias e fábricas, além do comércio em geral.

Para que não haja atrasos em nenhuma parte do processo de produção e entrega de mercadorias, é necessário se preparar para esse período de maiores vendas. Confira algumas dicas e planeje-se!


1 – Formação de equipe e colaboradores
O início do ano, ainda que possua algumas datas sazonais, é um período de baixa produção e vendas. Um erro muito comum, cometido por indústrias e até mesmo por empresas de transporte é a dispensa de colaboradores e desestruturação de equipe no início do ano e recontratação a partir de outubro. Essa medida por refletir em mais gasto de dinheiro e tempo, considerando os encargos trabalhistas e treinamento de equipe e agilidade dos colaboradores. Se possível, opte por realojamento de pessoal durante o ano, para manter esses profissionais até os períodos de maior quantidade de trabalho e lucros.

2 – Planejamento
Planejamento não é só pensar no futuro, muitas vezes é, também, pensar no passado. Sabendo-se das necessidades já conhecidas e exigidas por esses períodos de sazonalidade logística, estude os erros e acontecimentos dos anos anteriores. Assim é possível antecipar erros, problemas e possíveis soluções. Converse com seus clientes e fornecedores, e estruture seu planejamento: contratação de mão de obra adicional; ampliação do espaço disponível para armazenamento; aumento do número de motoristas e veículos para a frota, etc.

3 – Equipamentos
Como já falamos anteriormente, o período de sazonalidade é aguardado e previsto por todos. Sabendo disso, é possível tomar algumas medidas para minimizar as chances de haver problemas. Um bom exemplo é a revisão de equipamento, máquinas e automóveis. Certifique-se do bom funcionamento das suas principais ferramentas de trabalho e entrega. Se for preciso, faça constante manutenção e troca de aparelhos, equipamentos e até fornecedores.

 

4 – Em momentos de crise, cresça
É aquele velho ditado que se aplica a diversas situações: faça do limão uma limonada. Se as vendas apresentarem quedas no período sazonal, não se desespere! Aproveite o momento para estudar os fatores que levaram a isso e antecipe as estratégias para os anos seguintes. Aprenda com os problemas, quanto mais rápido você “errar”, mais rápido poderá corrigir o erro.

 

5 – Fornecedores
Parece clichê, mas é sempre importante lembrar: escolha bem os seus fornecedores. Você tem o ano todo para testar fornecedores, solidificar os elos e construir boas relações. Além da qualidade dos produtos, certifique-se de que o ser fornecedor seja ágil e dê conta de realizar todas as entregas em tempo hábil durante um período onde as demandas serão muito maiores.

 

A Reunidas Cargas se programa todos os anos para que nem mesmo estradas lotadas e condições inesperadas façam com que haja atrasos e problemas em nossas entregas. Entendemos a importância do compromisso e transparência com nossos clientes, e com os cliente dos nossos cliente. Por isso, todos os nossos serviços são pensados e planejados para oferecer soluções inteligentes e práticas para cada tipo de exigência do mercado e necessidades.

NOTÍCIAS RECENTES

Top

Novidade

Curitiba x Paranaguá

Uma rota com novas possibilidades de negócios foi criada para você: Curitiba x Paranaguá, está com coletas e entregas diárias.

Sua encomenda no destino final em até 24 HORAS.